Instalação Piloto Automático - Corolla 1.8 GLI

Esta publicação incorpora segmentos extraídos das conversas realizadas via WhatsApp entre a equipe de suporte técnico da WZ Control e o profissional responsável pela instalação.

ATENÇÃO: Este material serve apenas como referência e não deve ser a única fonte de informação para a instalação. Veículos do mesmo ano e modelo podem apresentar variações em seus esquemas elétricos. Aconselhamos fortemente que a instalação seja realizada sob a supervisão do suporte técnico da WZ Control. Uma instalação inadequada pode representar riscos para o veículo e seus ocupantes.

Para mais informações, faça o download do nosso Manual de Instalação.

Em caso de dúvidas, por favor, contate nosso suporte técnico via WhatsApp no número (54) 99119-7467.


Procedimento Inicial - Ligue o motor do veículo e observe se a aceleração ocorre de maneira regular, sem apresentar quaisquer anormalidades. Especial atenção deve ser dada aos indicadores luminosos no painel, focando principalmente nas luzes que sinalizam problemas de *Injeção* ou *ABS*. - Registre e envie um breve vídeo durante o procedimento. Este deve exibir claramente o painel no momento em que o motor é acionado e também o acelerador respondendo de forma adequada. - A razão para essa checagem meticulosa é assegurar que todas as funções do veículo estejam em pleno funcionamento. Esse passo é crucial para que a instalação do sistema WZ Control possa ser executada com total segurança e eficiência.


Passo 1: Localização e Identificação do Módulo de Injeção

- Inicie por identificar a localização do Módulo de Injeção no seu veículo. Uma vez localizado, desligue a bateria do veículo. Este procedimento assegura que toda a instalação subsequente seja realizada em um ambiente seguro e controlado.

- Prossiga tirando fotos do módulo, incluindo a etiqueta, se visível, e todos os conectores pelo lado que se encaixa no módulo conforme foto exemplo. A precisão neste passo é crucial para a identificação correta do módulo.

- Estas fotos serão utilizadas para fazer a correspondência com o esquema apropriado no meu sistema, possibilitando a continuidade do processo de instalação.



Passo 2: Passagem do chicote

1° - Passe o chicote *grande* do módulo WZ Control de dentro do veículo até o módulo de injeção e o fio Azul e Verde em direção ao conector do ABS.

2° - Não fixe o módulo dentro do painel e não o conecte ao chicote principal neste momento.

3° - Faremos os testes na rua antes de fixá-lo, pois pode ser necessário acessar a placa interna para ajustar jumpers e potenciômetros.

4° - Tire uma foto do chicote após a passagem.

Lembre-se de *enviar as fotos* conforme for realizando cada etapa, pois isso nos ajudará a manter o acompanhamento adequado e garantir uma instalação correta.


Passo 3: Desmontagem da capa do conector

- Desmonte a capa do conector *pequeno* do módulo de injeção e também do conector do ABS para visualizar as posições em que os fios serão conectados.

- Abra o chicote em torno de 10cm a 15cm para facilitar as ligações.

- Tire uma foto das posições dos fios no conector.






Passo 4: Ligações

É importante realizar as ligações em sequência e enviar uma foto de cada ligação, mostrando os pontos destacados conforme a foto exemplo.

Certifique-se de capturar os seguintes detalhes em cada foto:

1° - Indicação da numeração de referência do conector.

2° - Posição do fio no conector.

3° - Ligação indicada realizada.

Isso nos ajudará a acompanhar o progresso da instalação e garantir que tudo esteja corretamente conectado.


Conector *Pequeno*, Pino *03* - Pós-Chave: - Faça um jumper com o fio *Amarelo* do WZ Control. - Tire uma foto destacando os pontos mencionados acima.

Conector *Pequeno*, Pino *09* - Freio:

- Faça um jumper com o fio *Roxo* do WZ Control.

- Tire uma foto destacando os pontos mencionados acima.

Conector *Pequeno*, Pino *54* - Sinal 1 do Acelerador - INTERROMPER:

- No lado do Pedal, faça uma emenda com o fio *Branco* do Piloto Automático.

- No lado da Injeção, faça uma emenda com o fio *Cinza* do Piloto Automático.

Certifique-se de realizar as emendas corretamente nos locais indicados, conectando o fio *Branco* do Piloto Automático no lado do Pedal e o fio *Cinza* do Piloto Automático no lado da Injeção. Isso garantirá o funcionamento adequado do sistema.

Conector *Pequeno*, Pino *51* - Sinal 2 do Acelerador - INTERROMPER:

- No lado do Pedal, faça uma emenda com o fio *Vermelho* do Piloto Automático.

- No lado da Injeção, faça uma emenda com o fio *Laranja* do Piloto Automático.

Certifique-se de realizar as emendas corretamente nos locais indicados, conectando o fio *Vermelho* do Piloto Automático no lado do Pedal e o fio *Laranja* do Piloto Automático no lado da Injeção. Isso garantirá o funcionamento adequado do sistema.


*Parafuso na massa*, Posição *vide foto* - Negativo:

- Adicione um terminal de olhal ao fio *Preto* do Piloto Automático e fixe-o firmemente nessa posição.

Fio *Roxo* na posição *4* - Sinal do ABS - INTERROMPER:

- No lado do Sensor da Roda, faça uma emenda com o fio *Verde* do Piloto Automático.

- No lado do Módulo do ABS, faça uma emenda com o fio *Azul* do Piloto Automático.

Certifique-se de fazer as emendas corretamente, conectando o fio Verde do Piloto Automático ao lado do Sensor da Roda e o fio Azul do Piloto Automático ao lado do Módulo do ABS. Isso garantirá o correto funcionamento do sistema.





O fio *marrom* destina-se ao sinal da embreagem. No entanto, se o veículo for automático ou não possuir sensor de embreagem, esse fio não será utilizado. Portanto, basta isolar o fio *marrom* de forma adequada, garantindo que não haja conexões acidentais ou interferências indesejadas.


Passo 5: Teste de Sinais

Agora é hora de reconectar todos os conectores do módulo de injeção e, se necessário, do módulo do ABS. Porém, ainda não faça o acabamento final no chicote. Apenas isole as conexões por enquanto. 

*ANTES* de conectar o módulo WZ Control, faremos um teste crucial: o teste de sinal do acelerador.

Assista ao vídeo do link a seguir: https://youtu.be/ty4w12QNJps

A execução deste teste é de vital importância e deve ser concluída antes de conectar o módulo WZ Control. Agora, será necessário conduzir um teste idêntico em ambos os fios para assegurar que os sinais estejam de acordo com o padrão exigido.

Solicitamos que você grave um vídeo replicando este teste nos dois fios. Esta ação auxiliará na confirmação de que os sinais estão em conformidade com os padrões requeridos.


Passo 6: Conectar o WZ Control

Agora você pode conectar o módulo WZ Control e dar partida no veículo. Verifique se as luzes de aviso estão apagadas e se o carro acelera normalmente. Em alguns casos, é normal que as luzes de aviso permaneçam acesas temporariamente, pois fizemos testes com os fios do acelerador interrompidos. Se isso ocorrer, basta utilizar um scanner automotivo para redefinir o erro e, em seguida, dar partida novamente para verificar se tudo foi normalizado.

Passo 7: Instalação do Comando: Orientações no Manual

Passo 8: Configuração e Teste na Estrada

Neste etapa entrarei em contato por telefone para guiá-lo através do processo de configuração e ajustes passo a passo, após vamos realizar um teste na estrada. Juntos, garantiremos que tudo esteja configurado corretamente e funcionando perfeitamente. Aguarde minha ligação para prosseguirmos.

- Retire a tampa cinza do WZ Control para podermos ajustar os potenciômetros e jumpers caso necessário.
- Deixe o veículo em condições de sair para a rua, porém permaneça no local de instalação para realizar a configuração estática.
- Leve multímetro, fita isolante e as ferramentas básicas para caso precise fazer algum ajuste rápido na estrada.

Aguardo sua confirmação dos processos citados para lhe telefonar.


Passo 9: Acabamento e Fixação do Módulo WZ Control

Após concluir o teste na estrada e verificar o funcionamento adequado, é hora de fazer o acabamento final e fixar o módulo WZ Control. Siga as recomendações abaixo para garantir uma instalação ideal:

*Escolha um local adequado:* Fixe o módulo em um local afastado de caixas de fusíveis e motores elétricos, como a ventoinha do ar e a direção elétrica. Evite também áreas expostas a calor excessivo, como próximo ao radiador do ar quente.

*Posicione o módulo com segurança:* Certifique-se de que o módulo esteja firmemente fixado e bem protegido contra movimentos ou vibrações durante a condução do veículo.

*Faça o acabamento final:* Organize e prenda os cabos e chicotes de forma limpa e ordenada. Utilize abraçadeiras ou fitas adequadas para manter os fios devidamente agrupados e evite que fiquem soltos ou se enrosquem em outras partes do veículo.

Ao seguir essas orientações, você garantirá uma instalação segura e livre de interferências para o módulo WZ Control.

Por favor, informe-me assim que concluir o processo para que eu possa compartilhar com você as considerações finais.

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